quinta-feira, 26 de junho de 2025

BH Stock Festival: evento oferece espaços e programação para toda a família

Mapa BH Stock Festival.

 

De 15 a 17 de agosto, Belo Horizonte vai se transformar na capital nacional do automobilismo

 

O BH Stock Festival chega com uma programação intensa para quem busca diversão e emoção em todos os níveis, oferecendo setores pensados para agradar todos os gostos e proporcionar experiências para toda a família. O evento, que acontece de 15 a 17 de agosto, na Esplanada e entorno do Mineirão, vai sediar duas importantes etapas dos campeonatos de automobilismo, BRB Stock Car Pro Series e TCR South America Banco BRB, além da corrida de rua BH Stock Run.

Há diversos setores para que o público possa escolher de onde quer curtir o BH Stock Festival. Para quem gosta de aproveitar a festa com requinte e animação, o Camarote Stock Premium é o espaço ideal. Localizado em uma posição estratégica com vista incrível para a pista, o espaço oferece balada com DJs, open bar e food premium, garantindo diversão em grande estilo.

Outra opção de destaque é o VIP Lounge, que chega com uma localização ainda mais privilegiada nesta edição e oferece uma vista incrível da corrida. Com open bar, snacks deliciosos e um ambiente cuidadosamente planejado, é perfeito para quem busca uma experiência exclusiva sem perder nenhuma das novidades do evento.

Os fãs de um ambiente descontraído e boa gastronomia vão adorar o Espaço Brasas, que oferece churrasco e cerveja liberados em um ambiente animado e com ótima visibilidade da corrida. Há ainda o setor das Varandas, um ambiente parcialmente coberto e com vista incrível para a pista.

A emoção de acompanhar a corrida de perto ganha um toque especial na Arquibancada Rei Pelé, que oferece conforto, assento reservado e visão privilegiada da pista. Um dos grandes diferenciais do BH Stock Festival é que todos os setores têm acesso irrestrito à Esplanada, o coração pulsante do evento. Independentemente do espaço escolhido, todos os visitantes poderão aproveitar o melhor do Festival Gastronômico, a energia da Fan Zone, as atividades do Espaço Kids e todas as ativações e experiências que garantem um clima de diversão e adrenalina para toda a família.

“A proposta do BH Stock Festival é ser um evento para toda a família, com opções de espaços que atendem a todos os gostos. Nossa intenção é tornar o evento cada vez mais acessível, permitindo que os fãs do automobilismo vivam de perto a emoção das corridas e desfrutem de uma estrutura completa e diversificada, capaz de oferecer experiências únicas a cada visitante”, destaca Sérgio Sette Câmara, CEO do BH Stock Festival.

BH, a Mônaco Brasileira

A primeira edição do BH Stock Festival, em 2024, ficou marcada na história da capital mineira ao sediar, pela primeira vez, uma etapa da BRB Stock Car Pro Series, principal categoria do automobilismo brasileiro. A iniciativa, realizada em um circuito de rua inédito e desafiador no entorno do Mineirão, atraiu mais de 70 mil pessoas nos quatro dias de evento.

O BH Stock Festival cresceu e neste ano passa a contar com uma categoria internacional: a TCR South America Banco BRB, celebrada como a “Libertadores do Automobilismo”.  O conceito TCR (sigla de Touring Car Racing, ou carros de turismo de corrida, em tradução livre) foi lançado pelo italiano Marcello Lotti em 2015. Presente em 30 países, sua dinâmica é utilizar os mesmos regulamentos e carros em todos os campeonatos da série, independentemente do país ou continente, possibilitando um intercâmbio internacional.

Circuito

O BH Stock Festival apresenta um circuito emocionante, com cerca de 3200 metros, que passa pelo entorno do Mineirão e segue pelas imediações. Cerca de 7 km de gradis, 4 km de guardrail e 3 km de blocos de concreto serão posicionados em todo o trajeto para garantir a segurança dos pilotos, equipes e público presente.

 

Acompanhe o BH Stock Festival nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/bhstockfestival

Facebook: https://www.facebook.com/BH-Stock-Festival

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/bh-stock-festival

TikTok: https://www.tiktok.com/@bhstockfestival

X: https://twitter.com/bhstockfestival

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCB49u13EVTnqumYzr9HSXpw

 

BH Stock Festival

O evento, que traz a etapa do campeonato Stock Car Pro Series e da TCR South America Banco BRB para Belo Horizonte, vai proporcionar emoções na pista, com treinos e competições, shows musicais, espaços dedicados a atividades para toda a família e um festival gastronômico, na Esplanada e no entorno do Mineirão.

 

Data: 15 a 17 de agosto (sexta-feira a domingo)

Local: Entorno e Esplanada do Mineirão - Av. Antônio Abrahão Caram, 1001 - Pampulha, Belo Horizonte – MG

Vendas disponíveis em  https://bileto.sympla.com.br/event/101162?share_id=1-copiarlink

 

segunda-feira, 23 de junho de 2025

Nando Montê lança o single "Leme e Proa" com videoclipe gravado em Belo Horizonte

 


Nando Montê - O Barba - Marcus Paranhos.

 

Uma declaração de amor em forma de metáfora náutica ganha vida musical e visual no novo trabalho do músico mineiro, sob o selo da Gramane Records

 

O cantor e compositor Nando Montê apresenta seu mais novo trabalho, o single “Leme e Proa”, já disponível em todas as principais plataformas digitais. A canção, que estreia acompanhada de um videoclipe gravado em Belo Horizonte, é uma delicada declaração de amor, repleta de poesia e simbolismo.

O título da faixa traz uma metáfora que embala a narrativa central da música, conforme explica o artista. “Em uma embarcação, leme e proa são indispensáveis e complementares: o leme conduz e direciona, enquanto a proa aponta para o destino. Eu traduzo essa dinâmica para o universo das relações humanas, celebrando o equilíbrio entre quem inspira e quem guia, quem decide e quem sonha. É uma mensagem que propõe coragem e entrega mútua como as bases para a travessia da vida a dois”, revelou.

Com versos que evocam a vastidão do mar – como o poético “Seus olhos um farol nesse mar de imensidão” –, “Leme e Proa” carrega uma essência náutica, mas o videoclipe aposta em um contraste cativante: gravado em Belo Horizonte, o vídeo transforma a paisagem urbana da capital mineira em metáfora para o “mar de imensidão” descrito na letra. “A escolha deste cenário não foi por acaso, pois a intenção é reforçar a ideia de que, mesmo em meio à correria e aos encontros casuais de uma metrópole, existe a possibilidade de encontrar um amor singular e transformador”, contou o artista.

“Leme e Proa” é uma criação integral de Nando Montê, que assina tanto a composição quanto a letra da canção com sua marca poética única. O videoclipe, que já pode ser visto no YouTube, foi produzido e editado por Marcus Paranhos, também conhecido como O Barba, que trouxe sua visão criativa para transformar a paisagem urbana de Belo Horizonte em cenário do projeto visual. O single foi lançado sob o selo da Gramane Records. A faixa já está disponível nas principais plataformas de streaming.

Leme e Proa (2025)

Música e Letra: Nando Montê

Não vim aqui buscar

nenhuma explicação

nem mesmo te pedir

qualquer coisa além do que seja

pensei jeito de ser

 

No compasso do seu riso

eu me entrego por querer

entre a Terra e o Paraíso só você

sabe me entender

 

Refrão:

Seus Olhos um Farol

Nesse mar de imensidão

o amor é marinheiro

no controle da nossa embarcação

 

Somos leme e proa, rio e canoa

navegando a toa

sem pressa pra chegar

 

Lá, lá, lá, lá, lá, lá...

 

Verso:

Talvez a gente não precise mais fingir

Ser superficial o que existe aqui

e dar chance ao que pede a ocasião

 

No compasso do seu riso

eu me entrego por querer

entre a Terra e o Paraíso só você

sabe me entender

 

Refrão:

Seus Olhos um Farol

Nesse mar de imensidão

o amor é marinheiro

no controle da nossa embarcação

 

Ponte:

A nenhum tempo que não seja o agora

A nenhuma paisagem diferente desta

em que não haja seus olhos

refletindo os meus

 

Refrão:

Seus Olhos um Farol

Nesse mar de imensidão

o amor é marinheiro

no controle da nossa embarcação

 

Lá, lá, lá, lá, lá, lá...

Assista agora ao videoclipe no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=HvbByE3LsQo

Sobre o artista

Com mais de duas décadas de trajetória musical, Nando Montê combinou talento, carisma e dedicação para se consolidar como uma das vozes mais marcantes da cena musical de Belo Horizonte. Após iniciar sua carreira nos anos 90, como baixista em bandas de pop rock que dividiam palco com nomes como Wilson Sideral, Biquini Cavadão e Jota Quest, o cantor deu início à sua jornada solo em 2004, munido de sua voz e violão.

Desde então, Nando é presença recorrente nos principais bares e eventos da capital e do interior de Minas Gerais, conquistando plateias com interpretações apaixonadas e uma habilidade única de traduzir emoções em música. Mesmo formado em Jornalismo, foi o chamado dos palcos que norteou sua vocação definitiva.

Ouça Nando Montê: https://onerpm.link/965124538202

Nando Montê no Instagram: https://www.instagram.com/nandomonteoficial/

A Arte como Ponte: Conexão entre Culturas, Pessoas e Continentes

 

Obra de Leonardo Alonso

O projeto “Art 100 para Todos” dá início à sua trajetória no Brasil promovendo inclusão e valorização de artistas emergentes. A estreia acontece no coração do Rio de Janeiro, de 24 a 30 de junho, no Espaço BB – Shopping Cassino Atlântico, em Copacabana. Em seguida, a exposição segue para Petrópolis, onde estará em cartaz de 2 a 6 de julho, marcando a conclusão da primeira etapa de um ambicioso circuito artístico.

A médica anestesiologista Rosane Banger será a anfitriã da mostra em Petrópolis. Além de apresentar suas próprias obras, ela lidera o movimento na cidade, que, posteriormente, cruzará o Atlântico rumo à Europa. Entre julho e outubro de 2025, o projeto será levado a oito cidades europeias, entre elas Barcelona, Porto, Lisboa, Amsterdã e Berlim.

Uma das principais metas da iniciativa é transformar Gramado em um símbolo de acessibilidade à arte, por meio da criação da CASA 100+. Esse novo espaço tem como missão democratizar o acesso à produção artística e destacar talentos ainda pouco reconhecidos no cenário internacional. Com curadoria da galerista Angela de Oliveira, CEO da Art 100 Gallery, e expografia assinada por Vinicius Ott, a CASA 100+ será um polo do projeto internacional “Art for all and which all”, idealizado por Tiago de Ales, do Cour des Arts, na Bélgica — instituição que abriga um museu de arte urbana sob a direção do artista Alemão Art.

Cris Passos

A proposta do projeto celebra a diversidade estética e cultural, reunindo artistas de diversas linguagens como fotografia, arte têxtil, pintura, arte digital, belas artes e ilustração. A seleção feita por Angela contempla 10 artistas com deficiência, ampliando o impacto da iniciativa ao apresentar seus trabalhos lado a lado com nomes já consolidados.

Além do seu caráter artístico e social, “Art 100 para Todos” marca um importante reconhecimento institucional: Angela de Oliveira foi oficialmente nomeada Embaixadora do projeto no Brasil pelo Cour des Arts, com apoio do Parlamento Europeu, consolidando sua atuação como elo entre a produção artística nacional e espaços de legitimação internacional. Para Angela, o momento é de entusiasmo e compromisso:

“É um projeto que me inspira e me encoraja na caminhada. Acredito profundamente no poder da arte como ferramenta de inclusão, transformação e conexão entre culturas.”

Justina D'Agostino


Com o apoio de instituições e patrocinadores comprometidos com iniciativas culturais inovadoras, inclusivas e acessíveis, “Art 100 para Todos” simboliza uma nova realidade: a arte deixa de ser um privilégio de poucos para se tornar um bem comum. O projeto abre novas oportunidades para artistas emergentes e proporciona ao público uma experiência sensível, plural e transformadora. Cada obra, mesmo em pequeno formato, carrega uma força expressiva capaz de revelar novos olhares sobre o mundo.

Artistas que se apresentam no Rio de Janeiro: Almir Tavares Lima , Ana Cláudia Oliveira, Clayton Faber, Cris Passos, Cynthia Jappur,  Dani Fontenelle, Daniel Corrêa, Eduardo Telles, Elania Matos,  Esther Cerqueira, Germano, Gisele Faganello, Ivan Zanon, Joe Holanda, Josie Mengai, Ju Mousquer, Justina D'Agostino, Leni Zilioto, Leonardo Alonso, Luiza Sella, Márcia Fontenelle, Marialice Furtado, Mariângela Rettore, Meiry Lucy, Patricia Di Basso, Priscila Ramires, Patricia Siqueira, Robiney, Rogério Zanforlin, Rosangela Sampaio, Silvana Ravena, Soraya Boechat, Suzana Barros, Tânia Castro, Tatiana Aparecida de Freitas, Thomas Josué e Tuka Carrilho.

Cynthia Jappur

Serviço
“Art 100 para Todos”
Local: Rio de Janeiro - Espaço BB - Shopping Cassino Atlântico - Av. Atlântica 4240 sala 311 - Copacabana - Rio de Janeiro
Data: 24 a 30 de junho
Vernissage dia 24 às 19h30
Expografia:  BB Galeria de arte

Local: Petrópolis
Local: Rua Ingelheim 343 – Centro - Quarteirão Ingelheim
Data: 2 a 6 de julho
Vernissage:  dia 2/7 às 19h30
Expografia:  Vinicius Ott
Assessoria de imprensa: Gisele Lahoz WhatsApp 17 991082421

terça-feira, 17 de junho de 2025

Japão Street transforma Pinheiros em um pedacinho do Japão nos dias 28 e 29 de JUNHO

    Japão Street transforma Pinheiros em um pedacinho do Japão nos dias 28 e 29 de JUNHO




O evento contará com mais de 40 barracas oferecendo uma variedade de atrações culturais, gastronômicas e oficinas criativas.





Nos dias 28 e 29, a avenida Professor Frederico Hermann Jr, localizado no Alto de Pinheiros, em São Paulo, será palco de uma verdadeira imersão na cultura japonesa com o evento Japão Street. Com entrada gratuita, o festival promete encantar o público com uma programação rica em tradições, sabores e experiências únicas do Japão.





O evento contará com uma variedade de atrações culturais, incluindo Shows de Mágica & Ilusionismo com The Oriental Magic Show ( Ossamá Sato e Fujikan Miike ) , a apresentação ficará por conta do Cantor Nipo Brasileiro Nobuhiro Hirata , performance de kung fu, de Taiko que refere-se a uma variedade de tambores japoneses, especialmente os de grande tamanho conhecidos como “wadaiko”, as tradicionais danças do leão e do dragão, e performances de cosplay, trazendo os personagens dos animes e mangás para a vida real.





Os fãs de cultura pop japonesa poderão participar de oficinas criativas, como a de marcador Kokeshi que ensinará a fazer marcadores de livro das tradicionais bonequinhas japonesas, além de explorar um universo de mangás e outras expressões artísticas contemporâneas.






GASTRONOMIA


A gastronomia japonesa será um dos grandes destaques, com uma variedade de barracas oferecendo pratos típicos que vão desde os clássicos até iguarias menos conhecidas, proporcionando uma verdadeira viagem de sabores. Com ênfase em ingredientes frescos, o evento vai oferecer pratos como sushi, sashimi, tempurá e Ramen, Pastel ,Yakisoba, Tempurá , Guioza, Yakitori, Hot Holl , Takoiaqui, Corn Dog, Udon , Kare, Temaki salmão cru ou grelhado , Temaki Hot , Gyudon , Katsudon , Tonkatsu , Frango xadrez , Nikuman , Espeto de camarão empanado , Espeto de frango empanado, entre outros. Já nas sobremesas os destaques são o Mochi, Choux Cream, Crepe japonês de Taiyaki (doce em formato de peixe), Melon Soda, Buble lovers, Tanghulu, entre outros.


O Japão Street é um evento para toda a família, que celebra a riqueza e diversidade da cultura japonesa em um dos pontos mais movimentados da capital paulista. Não perca essa oportunidade de viver o Japão sem sair de São Paulo!




Serviço: 📍 Japão Street 📅 Dias 28 e 29 - 10h às 21h 📌 Local: Avenida Professor Frederico Hermann JR, 565 - Alto de Pinheiros, 5 minutos da Estação do Metrô Pinheiros - São Paulo – SP

🎟
Entrada gratuita 🕒 Programação completa nas redes sociais oficiais: @crisdiasafeiradoempreendedor - Pet Friendly - Adoção de gatos






Fotos: Divulgação
Fonte: Assessoria de imprensa Livia Rosa Santana

segunda-feira, 16 de junho de 2025

Kamisa 10 e Thiago Soares são confirmados como convidados especiais no "Pôr do Suel" neste sábado em BH

 

Kamisa 10 - Divulgação.

Label de sucesso comandada pelo cantor Suel desembarca na capital mineira com quatro horas de show no Mineirão

 

Belo Horizonte vai ferver neste sábado, dia 21 de junho, com a chegada da consagrada label “Pôr do Suel” ao Mineirão. E para tornar a experiência ainda mais inesquecível, o cantor Suel anuncia dois convidados especiais de peso: Kamisa 10 e Thiago Soares. Os artistas prometem agitar o público ao lado de Suel durante as mais de quatro horas de show.

Além do repertório apaixonante e da vista única proporcionada pelo pôr do sol, o evento ganha ainda mais brilho com as participações das referências no cenário da música nacional. Os fãs podem esperar grandes surpresas, colaborações inéditas e aquela energia contagiante que só o pagode proporciona.

O “Pôr do Suel” traz como novidade o palco 360°, permitindo uma visão privilegiada para todos os setores do estádio e intensificando a conexão entre artistas e público. Outro destaque é o tradicional brinde coletivo, marcando um momento especial de celebração e agradecimento ao sucesso do projeto.

Os últimos ingressos continuam à venda na plataforma Ingresse e o evento conta com dois setores exclusivos: Área VIP e Open Bar. No setor VIP, o público tem acesso a banheiro e praça de alimentação exclusivos, além de espaço privilegiado em frente ao palco. Já quem optar pelo Open Bar, terá à disposição bebidas liberadas durante todo o evento, incluindo cerveja, vodka nacional, gin, energético, Xeque Mate, tônica, ice, sucos, refrigerantes e água.

Serviço

Evento: Pôr do Suel em BH

Data: 21 de junho, sábado

Horário: a partir das 15h

Local: Mineirão – Belo Horizonte/MG

 

Setores

Área VIP:

Banheiro exclusivo

Praça de alimentação exclusiva

Acesso privilegiado à frente do palco

 

Open Bar

Praça de alimentação e banheiro exclusivos

Acesso à frente do palco

Bebidas liberadas durante todo o evento, incluindo: cerveja, vodka nacional, gin, energético, Xeque Mate, tônica, ice, sucos, refrigerante e água.

Ingressos: www.ingresse.com

sexta-feira, 13 de junho de 2025

Cavernas encontradas: atividades de mineradora são embargadas em Prudente de Morais (MG) após fiscalização ambiental



Área que teve a vegetação suprimida pela mineradora - Google Maps.

 

Suspensão das operações da Sandra Mineração Ltda. ocorre após fiscalização da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) encontrar cavidades que não constavam nos estudos da empresa

As operações da Sandra Mineração Ltda. foram embargadas pela Fundação Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais (Feam) no município mineiro de Prudente de Morais, a cerca de 70 km de Belo Horizonte. Localizada na histórica Fazenda Escrivânia, a Mina de Limeira se tornou o epicentro de uma série de polêmicas devido a extração de calcário em uma área que conhecida por ser cenário de importantes achados do dinamarquês Peter Lund, o "pai da paleontologia brasileira”.

O embargo foi motivado pela descoberta de cavidades naturais subterrâneas que não constavam nos estudos apresentados pela empresa. A Feam impôs restrições rigorosas a uma área de 250 metros ao redor dessas cavidades, acompanhadas de multas. A região em que o empreendimento está localizado abrange uma área rica em reservas calcárias, incluindo 122 cavernas, das quais 64 são de alta relevância e 18 de máxima relevância. De acordo com o licenciamento ambiental obtido anteriormente pela mineradora, as atividades previstas podem causar impactos negativos irreversíveis em 21 cavidades, sendo 17 delas de alta relevância, fora as cavernas que não estavam contempladas pelos estudos.

O professor de geografia Eduardo Teixeira enfatiza o valor científico e educativo da região. "A Fazenda Escrivânia é um verdadeiro laboratório a céu aberto. Com 27 sítios arqueológicos, oferece uma experiência educacional única, permitindo que estudantes vivenciem a história e a ciência de forma prática. Considerar a região sob a perspectiva científica revela sua relevância paleontológica e arqueológica, especialmente devido aos achados do naturalista dinamarquês Peter Lund, que fez do Brasil o seu campo de estudo principal. Lund explorou mais de 800 cavernas, coletando cerca de 12.000 peças fósseis, das quais 40% foram retiradas da Escrivânia. Isso demonstra o valor inestimável desse local, que continua a ser uma fonte de conhecimento sobre a história da ocupação humana e a evolução da biodiversidade na região”, afirmou.

Teixeira aponta os potenciais turísticos e pedagógicos da área, que vão além de sua relevância científica. "A Fazenda Escrivânia oferece uma oportunidade única para atividades educacionais, permitindo que alunos e pesquisadores vivenciem diretamente o ambiente de estudo. Em 2017, desenvolvemos um projeto com estudantes do ensino médio da Escola Estadual João Rodrigues da Silva, explorando o potencial turístico das regiões cársticas de Prudente de Morais. Visitamos sítios arqueológicos e cavernas, proporcionando aos alunos uma experiência concreta de aprendizado que se estende pela geografia, história, biologia e outras disciplinas. Essa interação direta com o ambiente natural torna-se um valioso recurso pedagógico e uma forma de incentivar a conservação e o respeito pelo patrimônio natural e cultural”, completou.

Vizinhança incômoda

Desde 1997, a Mina Limeira tem sido alvo de controvérsias e preocupações. Não é a primeira vez que a operação de mineração no local é paralisada. Há quase 30 anos, a empresa enfrenta repetidas interrupções devido a falhas no cumprimento das normas ambientais e o empreendimento é constantemente questionado. Hoje, a proximidade das operações da Sandra Mineração com o Condomínio Portal do Horizonte levanta preocupações entre os moradores sobre a segurança e os impactos ambientais. As atividades de extração de calcário suscitam questões sobre a segurança, qualidade de vida e preservação ambiental na região.

Além das perturbações sonoras e poeira, existe o temor de que as vibrações resultantes das explosões possam comprometer a integridade estrutural das casas vizinhas, como destaca o engenheiro Philippe Weyland, morador de um condomínio que fica ao lado da Mina Limeira. “Nós compramos aqui há três anos. O intuito é ter um lugar tranquilo no meio da natureza. Um ano depois chegou a notícia do, da mineração e para nós foi um choque”, disse.

Fiscalização ambiental

A Fundação Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais (Feam) embargou as operações da Sandra Mineração Limitada após uma fiscalização ambiental. O centro dessa decisão está na análise rigorosa das áreas próximas às atividades de extração de calcário na Mina de Limeira.

A medida foi tomada após a aprovação de um requerimento na Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que solicitou à FEAM uma fiscalização detalhada no projeto Mina Limeira, com ênfase na auditoria do processo de licenciamento (Certificado de Licença nº 2.112; Processo Administrativo Licenciamento nº 2.112/2023). O pedido destacou a importância de examinar os critérios utilizados para avaliar as cavidades naturais e a adequada definição das áreas de influência, abrangendo tanto a Área Diretamente Afetada (ADA) quanto a Área Indiretamente Afetada (AID).

A Feam se pronunciou por meio de nota. Confira na íntegra:
A Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) informa que determinou o embargo parcial da operação da Sandra Mineração Ltda., na Fazenda Escrivânia, em Prudente de Morais, após fiscalizações ambientais identificaram cavidades naturais subterrâneas próximas ao empreendimento citado, que não constavam nos estudos apresentados no processo de licenciamento ambiental.

Além do embargo, que atinge uma área de 250 metros ao redor das cavidades, e que seguirá em vigor até que a situação ambiental seja regularizada, a Feam ainda aplicou multas, conforme prevê a legislação vigente. 

Por fim, a Fundação reforça seu compromisso com a fiscalização e a proteção do patrimônio espeleológico, garantindo o cumprimento da legislação ambiental em Minas Gerais.

A Sandra Mineração Ltda. foi procurada para que pudesse se posicionar, mas até o fechamento deste conteúdo, não retornou o contato.

Assista a reportagem veiculada no canal Bastidores da Mineração: https://youtu.be/fpobA5hPoaM?si=3iHEE0sea2gMgOyT

sexta-feira, 6 de junho de 2025

Vitória de Santo Antão-PE conquista nova sede do Corpo de Bombeiros por articulação de Joaquim Lira

  Vitória de Santo Antão-PE conquista nova sede do Corpo de Bombeiros por articulação de Joaquim Lira


Divulgação


Vitória de Santo Antão foi confirmada como uma das cidades que receberão uma nova sede do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. O anúncio foi feito pela governadora Raquel Lyra nesta quinta-feira (5), durante solenidade no Quartel do Derby, no Recife. A conquista é resultado direto da articulação política do deputado estadual Joaquim Lira, que vinha cobrando essa pauta junto ao Governo do Estado por meio da Indicação nº 8.565, de 18 de março de 2024, apresentada na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).


A nova unidade faz parte do pacote de investimentos do programa Juntos Pela Segurança, que destinará R$ 87 milhões para a construção de quatro novas sedes dos Bombeiros e quatro novos batalhões da Polícia Militar. Só em Vitória, a estrutura atenderá não apenas os mais de 140 mil habitantes do município, mas todo seu entrono. Na justificativa de sua indicação, Joaquim Lira destacou o crescimento populacional e a importância industrial e geográfica da cidade como fundamentos para a urgência do novo equipamento.


“Essa é uma vitória do povo de Vitória. Essa luta é antiga e agora se torna realidade. Estamos conseguindo, junto ao Governo do Estado, não só uma nova sede dos Bombeiros, mas também um novo Complexo da Polícia Militar para nossa cidade. É mais segurança, mais estrutura e mais respeito com a nossa gente”, afirmou o deputado.


Além das obras, o governo também entregou R$ 31 milhões em equipamentos às forças de segurança, como pistolas, coletes, viaturas e caminhões para o Corpo de Bombeiros, além da promoção de quase 900 oficiais e praças.


As novas estruturas serão construídas pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), com o edital de licitação previsto para ser publicado já nesta sexta-feira (6). A nova sede dos Bombeiros em Vitória se junta a outras que serão implantadas em Caruaru, Araripina e Belo Jardim.


Com essa conquista, Joaquim Lira reafirma seu compromisso com a segurança pública e com o desenvolvimento regional, defendendo investimentos estruturantes que tragam melhorias concretas para a vida da população de Vitória e de toda a Zona da Mata.

Fonte Revista Total Brasil

segunda-feira, 2 de junho de 2025

Gestão de Branco de Geraldo alcança 80% de aprovação

       Gestão de Branco de Geraldo alcança 80% de aprovação





Enquanto muitos municípios enfrentam desafios para manter a confiança da população, Jurema caminha na contramão. Um levantamento realizado pelo Instituto Revista Total revelou um dado expressivo: o prefeito Branco de Geraldo tem 80% de aprovação popular. Um percentual que não apenas reforça a liderança do gestor, como também o posiciona entre os 20 melhores prefeitos de Pernambuco.


A pesquisa, que ouviu moradores de diversas localidades do município, também apontou que apenas 8% reprovam a atual administração, enquanto 12% preferiram não opinar ou não souberam responder. Os números falam por si: existe uma sensação coletiva de aprovação e respeito à condução política que vem sendo exercida em Jurema.


Mais do que estatísticas, o resultado reflete um sentimento que pode ser percebido nas ruas, nas comunidades rurais e nos espaços públicos: o de pertencimento, esperança e expectativa de continuidade. A figura de Branco de Geraldo vem sendo reconhecida não apenas como símbolo da autoridade municipal, mas como uma presença acessível e comprometida com o cotidiano da população.


Essa aceitação não surgiu por acaso. Mesmo sem entrar em detalhes técnicos da gestão, é possível perceber que o atual momento político de Jurema é resultado de uma postura coerente, transparente e sensível às prioridades da população. Há um consenso silencioso que percorre o município: Jurema está sendo cuidada.





Fotos: Divulgação

Fonte: Marcelo Mesquita/Blog Revista Total