quinta-feira, 7 de novembro de 2024

"Mares, Rios e Cores": Arte em Prol da Preservação Ambiental

 


O projeto "Mares, Rios e Cores" é uma iniciativa artística coletiva que busca promover a preservação do meio ambiente, focando na proteção de rios, mares e florestas. Idealizado por Angela de Oliveira, da Galeria Art100, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, o projeto reúne a participação de artistas de diversas nacionalidades, que se unem para transformar sua arte em uma mensagem de esperança e conscientização ambiental.

Pela lente das cores, os artistas envolvidos têm como missão levar o público a refletir sobre a importância da natureza e o papel do ser humano em sua preservação. A proposta é que as obras criem um "mar de esperança", despertando emoções e promovendo um diálogo sobre a fragilidade do nosso ecossistema, habilidade que distingue a humanidade enquanto seres sensíveis e conscientes.

A exposição itinerante "Mares, Rios e Cores" percorreu diversas cidades brasileiras, incluindo Fortaleza, Olinda, Porto Alegre e Búzios, e agora se prepara para ser exibida em Angra dos Reis. Tendo como madrinha a artista plástica, empreendedora cultural e executiva Rose Maiorana, o projeto tem sido um sucesso por onde passa. Com o apoio de Lila Melo e da Secretaria de Cultura local, a mostra acontecerá no recém-inaugurado Centro Cultural Theophilo Massad (CCTM), um espaço que se tornou um importante ponto de referência na cidade após duas décadas de luta da comunidade cultural.

Rose Maiorana a madrinha do projeto.

Fazem parte da exposição: Ari Carvalho, Cândido Freire, Cleusa Soares, Colenezi, Cristiane Maschietto, Dino Faria, Elania Matos, Elvina Maciel, Germano, Gisele Faganello, Heloisa Zorzi, Josie Mengai, Ione Santos, Justina D'Agostino, Ione Santos, Liliane Falanga, Lyla Melo, Marcia Fontenelle, Maria Alice Furtado, Mariângela Rettore, Mauro Kersul, Rogerio Zanforlin, Regiane Rossetti, Rose Maiorana /Tarso Sarraf, Silvana Ravena, Tatiana Capaverde, Tânia Castro, Tuka Carrilho e William Araújo.

Instalado em um antigo galpão da Fábrica de Pescado OVAR, o CCTM foi revitalizado para se transformar em um verdadeiro lar para a arte e os artistas. Com capacidade para 210 pessoas no Teatro Municipal Dr. Câmara Torres, além de uma sala de vídeo, uma sala de ensaios, e um amplo salão de exposições, o centro se destaca como um local de encontro e intercâmbio cultural. Durante a bienal, a Art100 Gallery trará artistas de diferentes estados, enriquecendo ainda mais a proposta da exposição, que busca não apenas entreter, mas também questionar a identidade brasileira e a posição do país dentro do contexto ambiental global.

Localizado na Praça Guarda Marinha Greenhalgh, em São Bento, o CCTM com suas instalações vibrantes e acolhedoras, se torna um espaço privilegiado para a prática artística e a apreciação cultural em Angra dos Reis. Com mais de 20 anos de trajetória, o centro se consolidou como um dos principais locais de fomento à criatividade e à cultura, demonstrando que a arte pode ser uma poderosa aliada na luta por um mundo mais sustentável e consciente.

Justina D'Agostino

SERVIÇO

"Mares, Rios e Cores" 
Local:  Centro Cultural Theophilo Massad  - CCTM
Endereço:  Praça Guarda Marinha Greenhalgh, no São Bento – Angra dos Reis RJ
Data: 08 a 30 de novembro de 2024 - quarta a domingo das 14h às 20h
Vernissage: 08 de novembro às 19h30
Realização: Art100 Gallery
Curadoria: Angela de Oliveira
Assessoria de imprensa: GL Assessoria de Comunicação/Gisele Lahoz (17) 991082421/gilahoz@terra.com.br/@giselelahoz

Nenhum comentário:

Postar um comentário